Um partilha de 200porcento!
Parte 1 - Ver aqui
Parte 2 - Ver aqui
Parte 3 - Ver aqui
Parte 4 - Ver aqui
domingo, 31 de janeiro de 2016
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Registar compras em supermercados
Uma das melhores formas para poupar no supermercado é termos a noção dos nossos gastos! Contabilizar e anotar todas as nossas compras ajuda muito mais do que pensamos. Ajuda-nos a termos uma ideia do quanto gastamos e se podemos poupar mais.
Recentemente li um artigo que dizia que em média cada português gasta cerca de 150€ por mês nas compras de supermercados. Se pensarmos bem, para um casal são cerca de 300€! Muitos hão-de pensar que não gastam isso, mas se fizerem as contas a todos as compras vão ver que rapidamente se chega aos 150€ por pessoa.
Felizmente, com muito aproveitamento de promoções,vales e outras técnicas (que haverá um post sobre como poupar no supermercado para além de aproveitar promoções) gasto bem menos. Posso dizer que gasto cerca de 50€ por pessoa por mês, e sei isto porque contabilizo todos os meus gastos. Também ajuda ter uma hortinha, mas os maiores gastos são em carne, peixe e alguma mercearia (e isso tenho mesmo que comprar, por isso como vêm ter uma hortinha pode ajudar mas não é o que me resolve os problemas de gastos em supermercados).
Eu faço um registo de TODOS os meus gastos no supermercado num ficheiro Excel. Tenho uma coluna com o valor da compra se fosse sem qualquer promoção ou vale (o valor real da compra), uma dos descontos (promoções, vales, descontos de cartão, etc..) e uma outra coluna que é o valor que realmente paguei (o que me saiu do bolso)!
Quando vai dinheiro para cartão (gastei e depois vai para cartão) contabilizo como o que realmente paguei. Quando desconto dinheiro de cartão, não o contabilizo como gasto mas como desconto.
O exemplo da "tabela" que uso para contabilizar os gastos:
Recentemente li um artigo que dizia que em média cada português gasta cerca de 150€ por mês nas compras de supermercados. Se pensarmos bem, para um casal são cerca de 300€! Muitos hão-de pensar que não gastam isso, mas se fizerem as contas a todos as compras vão ver que rapidamente se chega aos 150€ por pessoa.
Felizmente, com muito aproveitamento de promoções,vales e outras técnicas (que haverá um post sobre como poupar no supermercado para além de aproveitar promoções) gasto bem menos. Posso dizer que gasto cerca de 50€ por pessoa por mês, e sei isto porque contabilizo todos os meus gastos. Também ajuda ter uma hortinha, mas os maiores gastos são em carne, peixe e alguma mercearia (e isso tenho mesmo que comprar, por isso como vêm ter uma hortinha pode ajudar mas não é o que me resolve os problemas de gastos em supermercados).
Eu faço um registo de TODOS os meus gastos no supermercado num ficheiro Excel. Tenho uma coluna com o valor da compra se fosse sem qualquer promoção ou vale (o valor real da compra), uma dos descontos (promoções, vales, descontos de cartão, etc..) e uma outra coluna que é o valor que realmente paguei (o que me saiu do bolso)!
Quando vai dinheiro para cartão (gastei e depois vai para cartão) contabilizo como o que realmente paguei. Quando desconto dinheiro de cartão, não o contabilizo como gasto mas como desconto.
O exemplo da "tabela" que uso para contabilizar os gastos:
É uma tabela simples, que aqui o que interessa é simplificar. Já a uso há uns 3 anos e ajuda muito mesmo!
Assim tenho uma ideia do que gastei num mês, de quanto era o total sem desconto e do quanto poupei.
No mês de exemplo da tabela, gastei €211,16, mas sem qualquer desconto e vales eram €400,46, portanto poupei €189,30.
Ao fazer o registo também costumo colocar o valor que ficou em cartão em cada compra.
Ao fazer o registo também costumo colocar o valor que ficou em cartão em cada compra.
A vantagem de registar é que me permite ter uma noção real do que gasto. E perceber que peso tem no meu orçamento.
Também costumam registar as vossas compras?
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Cartão Poupa Mais Universitário - Pingo Doce
Já conhecem o Cartão Poupa Mais Universitário do Pingo Doce?
Para quem é estudante universitário ou tem alguém na família é mais uma forma de poupar.
É um cartão sem qualquer custo e com inúmeras vantagens!
Já tenho o meu cartão (que bom ser universitária!) e adoro ter desconto de 5% em todas as compras, acumuláveis com descontos em vigor.
Veja as vantagens aqui
Para quem é estudante universitário ou tem alguém na família é mais uma forma de poupar.
É um cartão sem qualquer custo e com inúmeras vantagens!
Já tenho o meu cartão (que bom ser universitária!) e adoro ter desconto de 5% em todas as compras, acumuláveis com descontos em vigor.
Veja as vantagens aqui
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)



