quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Registar compras em supermercados

Uma das melhores formas para poupar no supermercado é termos a noção dos nossos gastos! Contabilizar e anotar todas as nossas compras ajuda muito mais do que pensamos. Ajuda-nos a termos uma ideia do quanto gastamos e se podemos poupar mais.

Recentemente li um artigo que dizia que em média cada português gasta cerca de 150€ por mês nas compras de supermercados. Se pensarmos bem, para um casal são cerca de 300€! Muitos hão-de pensar que não gastam isso, mas se fizerem as contas a todos as compras vão ver que rapidamente se chega aos 150€ por pessoa.
Felizmente, com muito aproveitamento de promoções,vales e outras técnicas (que haverá um post sobre como poupar no supermercado para além de aproveitar promoções) gasto bem menos. Posso dizer que gasto cerca de 50€ por pessoa por mês, e sei isto porque contabilizo todos os meus gastos. Também ajuda ter uma hortinha, mas os maiores gastos são em carne, peixe e alguma mercearia (e isso tenho mesmo que comprar, por isso como vêm ter uma hortinha pode ajudar mas não é o que me resolve os problemas de gastos em supermercados).

Eu faço um registo de TODOS os meus gastos no supermercado num ficheiro Excel. Tenho uma coluna com o valor da compra se fosse sem qualquer promoção ou vale (o valor real da compra), uma dos descontos (promoções, vales, descontos de cartão, etc..) e uma outra coluna que é o valor que realmente paguei (o que me saiu do bolso)!

Quando vai dinheiro para cartão (gastei e depois vai para cartão) contabilizo como o que realmente paguei. Quando desconto dinheiro de cartão, não o contabilizo como gasto mas como desconto.

O exemplo da "tabela" que uso para contabilizar os gastos:



É uma tabela simples, que aqui o que interessa é simplificar. Já a uso há uns 3 anos e ajuda muito mesmo!
Assim tenho uma ideia do que gastei num mês, de quanto era o total sem desconto e do quanto poupei.
No mês de exemplo da tabela, gastei €211,16, mas sem qualquer desconto e vales eram €400,46, portanto poupei €189,30.
Ao fazer o registo também costumo colocar o valor que ficou em cartão em cada compra.

A vantagem de registar é que me permite ter uma noção real do que gasto. E perceber que peso tem no meu orçamento.

Também costumam registar as vossas compras?

Sem comentários:

Enviar um comentário